Era uma vez um fazendeiro. Ele chamou um engenheiro, um físico e um matemático, e também lhes deu um pedaço de cerca, e então lhes pediu que achassem um jeito de cercar o máximo possível de terra com o mínimo possível de cerca.
O engenheiro dispôs a cerca numa circunferência, e disse: - Não há jeito mais eficiente de cercar o máximo possível de área.
O físico dispôs a cerca numa linha reta e explicou: - Podemos assumir que esse segmento de reta continua ao infinito nos dois sentidos, e assim eu acabei de cercar matade do planeta Terra!
O matemático rio na cara dos dois. Quando parou de rir, pegou um pedacinho de cerca e a dispôs à sua volta; ele mal podia se mover dentro do cercado. Então, proclamou:
- Eu me declaro do lado de fora!
REFERÊNCIA
Revista Cálculo - Matemática para todos. Edição 16. Ano 2-2012. p. 66
Este blog é uma ferramenta de ensino que visa mediar a aprendizagem de Matemática com os meus alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Vizeu. O uso de tecnologias nas aulas de Matemática como uma ferramenta mediadora no processo de ensino, que seja capaz de facilitar a aprendizagem, açular o interesse do aluno e promover um olhar diferente dos alunos em relação ao professor de Matemática.
Quem sou eu
- Prof.ª Raquel Araújo
- * Mestre em Ensino de Ciências e Matemática - UFPel * Especialista em Educação - IFSul * Lic. em Matemática - UFPel * Prof.ª da Rede Estadual - E.E.E.F Padre Rambo e Municipal de Pelotas - E.M.E.F. Afonso Vizeu. Atuei na rede privada de ensino como professora de Matemática e Informática, Coordenadora Educacional. E no ensino a distância como Tutora e Orientadora.
raquelmartinsaraujoafonsovizeu@gmail.com
raquelmartinsaraujo@gmail.com
raquelmartinsaraujo@gmail.com
A origem da palavra Álgebra
VOCÊ SABIA? A origem da palavra Álgebra - O nome "álgebra" surgiu de um tratado escrito por Al-Khwarizmi, um matemático nascido na Pérsia por volta de 800 d.C. Ele é considerado o fundador da álgebra como a conhecemos hoje.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário